Gerir Picos de Ansiedade e Mal-estar

Conheça 11 ideias fundamentais para conseguir regular correctamente as suas emoções e aprenda 11 estratégias práticas para o fazer, correspondentes a 15 exercícios que lhe permitem gerir picos de ansiedade e mal-estar

15 ALUNOS

É tão fácil enganarmo-nos, pensando que temos de resolver grandes “temas” e que só depois poderemos usufruir de bem-estar!

Porque, quando estamos mal, seja por qual motivo fôr, achamos sempre que a resolução tem uma magnitude tão grande como o incómodo: grande dor equivale a grande complicação na sua resolução. E isto é um engano! E não estamos apenas a falar de assuntos, psicológicos ou não, que são bem mais rápidos e simples de resolver do que aparentam.

Do que estamos a falar, acima de tudo, é da facilidade com que cada um de nós pode mudar o seu estado interno, criando clareza, serenidade e foco. Naturalmente que apenas a mudança para um destes estados não resolve seja qual fôr o problema que está a tentar resolver, mas o facto é que vai ter mais dificuldade em encontrar as soluções que pretende – e obtê-las – se não conseguir ter a tranquilidade e capacidade de raciocínio que são necessárias. Além disso, não há necessidade de manter um mal-estar sustido no tempo, quando basta um ou dois exercícios específicos para ficarmos num “bom lugar”. Tudo corre melhor quando a serenidade substitui o desespero ou as nuvens que nos toldam a vista! Se quiser uma explicação mais detalhada da importância de o conseguir fazer de uma forma sistemática, dê uma vista de olhos a este artigo.

 

Este é um curso prático, em 6 módulos, organizados em torno de 11 ideias e 11 estratégias para lidar com picos de ansiedade. Os 15 exercícios propostos ao longo destes 6 módulos podem, depois, ser replicados em casa, no trabalho, nas suas actividades do dia a dia. De uma forma geral, teremos:

Reconhecer a linguagem do corpo

Um exercício rápido dos indicadores corporais que significam tensão emocional.

Mudar mal-estar geral

Exercício de coerência cardíaca (com uma demonstração em biofeedback), que permite eliminar rapidamente stress organísmico

Mudar mal-estar alojado no corpo

Exercícios  que permitem melhorar o desconforto físico específico e alojado numa dada parte do corpo

Esfriar emoções e interpretações impulsivas

Exercício de observação de todos os acontecimentos internos, que ajuda na percepção daquilo que se está a passar internamente, cria distância emocional e ajuda a parar escaladas relacionais

Exteriorização da atenção

Todo o mal-estar “puxa” o foco da atenção sobre si próprio: sobre o corpo e emoções e pensamentos. Conseguir aprender a exteriorizar a atenção é fundamental para reverter a espiral negativa que se põe em marcha quando a ansiedade, tristeza, stress ou qualquer sofrimento interno ataca. Por isso, teremos exercícios de grounding e um desafio à empatia activa.

Convocar um sentimento ou capacidade pessoal

Exercício de activação de recursos pessoais que permite “importar” do passado de cada um uma competência, qualidade ou emoção que seja necessária e contrarie o estado interno do momento.

Autocompaixão

Exercícios simples para que as vozes de autocrítica não se imponham e atrapalhem o percurso pretendido

Gratidão

Quando fica dominado pelo negativo, uma boa forma de se reposicionar internamente é recuperar o sentimento de gratidão por aquilo que de positivo tem a sua vida. Mas não basta pensar “que bom que é…”. É preciso estabelecer contacto com a emoção subjacente e senti-lo – e é disso que trata este exercício com uma base meditativa, bem como as várias propostas de exercícios diários de gratidão.

Ementa do Curso

Picos de Ansiedade e Mal-estar – Módulo 1 01:00:00
Picos de Ansiedade e Mal-estar – Módulo 2 01:00:00
Picos de Ansiedade e Mal-estar – Módulo 3 01:00:00
Picos de Ansiedade e Mal-estar – Módulo 4 01:00:00
Picos de Ansiedade e Mal-estar – Módulo 5 01:00:00
Picos de Ansiedade e Mal-estar – Módulo 6 00:15:00

Avaliações do Curso

N.A

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

In Brain Company

Esta é a sua plataforma de confiança para cursos online, que lhe permitam progredir em novas competências pessoais e profissionais, usufruindo dos mais avançados conhecimentos de Psicologia e Neurociência. A In Brain Company é uma marca da mais prestigiada clínica privada de Psicologia em Portugal.

In Brain Company: aceleração da sua vida!

Fale connosco

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

SELECIONE O IDIOMA:

English English Portuguese Portuguese