Coruja ou cotovia

Esta é uma adaptação livre do questionário morningness–eveningness questionnaire (MEQ), desenvolvido pelos investigadores James A. Horne e Olov Östberg, em 1976.

O objectivo é ajudá-lo a perceber se o seu ritmo circadiano (o relógio biológico) produz picos de alerta de manhã, mais para a noite ou no bloco central do dia. Trata-se de uma informação muito útil para, por exemplo, ajustar os seus horários de sono, adequando-os ao seu “relógio interno”.

 

1.Se tivesse absoluta liberdade, aproximadamente a que horas é que se levantaria?
2.Se tivesse absoluta liberdade, aproximadamente a que horas é que se deitaria?
3.Se normalmente tem de se levantar a uma determinada hora, até que ponto depende do despertador?
4.Até que ponto lhe é fácil levantar-se de manhã (se não for acordado inesperadamente)?
5.Sente-se muito ou pouco alerta na primeira meia-hora depois de acordar?
6.Que nível de fome tem na meia-hora depois de acordar?
7.Como é que se sente na primeira meia-hora depois de acordar?
8.Se não tivesse compromissos no dia seguinte, a que horas iria para a cama por comparação com as horas a que se deita habitualmente?
9.Imagine que se decidiu a fazer exercício físico e que um amigo sugere que o faça durante 1 hora, duas vezes por semana, e que a melhor hora para ele é das 7 às 8 da manhã. Tendo em conta apenas o seu “relógio interno”, como acha que seria o seu desempenho?
10.Aproximadamente a que horas, à noite, é que se sente cansado e, portanto, com necessidade de dormir?
11.Quer estar no melhor do seu desempenho para um teste que sabe que vai ser intelectualmente esgotante e que vai durar 2 horas. Imagine que tem total liberdade para planear o seu dia. Considerando apenas o seu “relógio interno” que período horário escolheria para o teste?
12.Se fosse deitar-se às 23 horas, qual seria o seu nível de cansaço?
13.Por uma qualquer razão, deitou-se várias horas mais tarde do que o habitual, mas não precisa de se levantar a nenhuma hora específica no dia seguinte. O que é mais provável que faça?
14.Numa noite vai ter de permanecer acordado entre as 4 e as 6 da manhã, por uma tarefa a desempenhar. Sabendo que não tem nenhum compromisso no dia seguinte, o que lhe seria mais adequado?
15.Tem pela frente duas horas de actividade física intensa. Tendo total liberdade para planear o seu dia e considerando apenas o seu “relógio interno”, qual o bloco horário que escolheria?
16.Imagine que se decidiu a fazer exercício físico e que um amigo sugere que o faça durante 1 hora, duas vezes por semana, e que a melhor hora para ele é das 22 às 23 horas. Tendo em conta apenas o seu “relógio interno”, como acha que seria o seu desempenho?
17.Imagine que pode escolher o seu horário de trabalho. Assuma que trabalha 5 horas por dia (incluindo pausas), que o seu trabalho é interessante e que é pago de acordo com o seu desempenho. A que horas, aproximadamente, é que escolheria começar?
18.A que hora aproximada do dia é que se sente no seu melhor rendimento?
19.Ouve-se falar em pessoas mais diurnas e mais nocturnas. A que tipo sente que pertence?

14/09/2017

0respostas em "Coruja ou cotovia"

Deixe sua mensagem

In Brain Company

Esta é a sua plataforma de confiança para cursos online, que lhe permitam progredir em novas competências pessoais e profissionais, usufruindo dos mais avançados conhecimentos de Psicologia e Neurociência. A In Brain Company é uma marca da mais prestigiada clínica privada de Psicologia em Portugal.

In Brain Company: aceleração da sua vida!

Fale connosco

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

SELECIONE O IDIOMA:

English English Portuguese Portuguese