Ter um negócio não é nada fácil!

Mas pode ser descomplicado.

E não é nada fácil por todas as razões de que me consiga lembrar!

Começa com os temas de “Será que eu tenho o que é preciso?”. Porque, quando começamos a pesquisar, aparecem-nos centenas de referências de livros, sites, vídeos, conferências e formações sobre as características que um empreendedor deve ter e como as pode desenvolver. Só isso arrepia qualquer um, porque depois uma leitura diagonal o resumo é evidente: ou bem que é um super-herói qualquer ou vai passar os próximos anos a aprender várias competências (todas elas absolutamente críticas, claro) ou é melhor esquecer essas ideias de lançar o seu próprio negócio.

 

Para os distraídos, que saltam esta parte porque nem reparam que afinal deviam ter tantos super-poderes, existem milhares de referências e conhecimentos fundamentais para conseguir pensar, desenhar e gerir o seu negócio. Noções de economia, marketing, publicidade, copywriting, tecnologias, gestão em geral e gestão de cada coisa que já se inventou para gerir,… Fica-se sem fôlego quando se começa a descobrir aquilo que não se sabe e, pelos vistos, se tem mesmo de saber.

 

E, depois, ainda há os temas todos específicos ao sector específico de negócio, e os temas de regulação, contabilidade, fiscalidade… e há-de haver mais algum :=)

 

Bem… eu tenho o meu negócio e tenho-o há anos. E, claro, continuo a estudar e a ler. E cada vez mais me apercebo que é fácil ficar perdida no meio de tanto conceito e incapaz de dar o próximo passo se me ponho a pensar muito nos temas, mesmo com grande experiência prévia e um MBA no bolso. E fico, sobretudo, com uma certeza: o bom senso de um raciocínio sólido e experiente, que permita separar aquilo que é mesmo importante do que é meramente acessório é algo que vale ouro.

 

No meu dia-a-dia, tenho tido a oportunidade de trabalhar com as mais diversas pessoas, que iniciaram ou querem iniciar o seu próprio negócio ou lançar a sua marca pessoal. E espanto-me sempre com a ingenuidade com que ignoram os aspectos fundamentais. Como terem investido num website no qual não sabem mexer e, portanto, não conseguem actualizar sem voltar a investir o que já não têm. Ou quererem chegar à sua audiência-alvo e não saberem o que fazer ou como o fazer de uma forma apelativa. Ou nem sequer saberem quem é a sua audiência alvo… Ou ainda terem uma presença online sem alma nem voz própria ou estarem perfeitamente convencidos de que basta estar online e atirar conteúdos para esse mundo atulhado de ruído para serem encontrados e ouvidos.

 

E porque é que surge esta ingenuidade? Falta de conhecimento? Hummmm…. Normalmente o que vejo é conhecimento a mais… Porque, depois, o cérebro dá um nó, com tanto conceito a navegar lá dentro e a criar uma neblina tal que não se consegue ver 1 metro de estrada à frente.

Por isso, criei o Online & Kicking. Porque para ter um negócio é preciso que o negócio aconteça, de facto. Ou seja, que consiga apresentar aquilo que o distingue e diferencia dos restantes às pessoas certas da forma certa, de forma simples e económica, em que o retorno seja muito superior ao investimento.

O Online & Kicking não é bem um curso. Enfim, é um curso no sentido em que alguém – neste caso, eu – explica a alguém, conceitos fundamentais sobre uma área. Mas não é bem um curso, porque é prático, de mãos na massa, do princípio ao fim. Qual é o seu negócio ou a sua marca? Qual é a sua voz muito única? Como mostrar isso no mundo digital? Com que ferramentas? Tudo construído enquanto vamos falando e entre cada um dos 8 módulos. Tudo pensado para acabar com a angústia do “mas por onde é que começo?” e do “isto eu não consigo fazer!”. Tudo preparado para ficar com um website, uma página de Facebook, conteúdos novos, e uma campanha promocional no ar. Assunto despachado e poupou uns milhares de euros.

Seja de que área for no âmbito dos serviços, neste curso encontra apenas o essencial e prático para se poder dedicar à sua área de actividade e garantir que tem a agenda cheia. E esteja onde estiver pode participar porque o curso vai ser feito integralmente na nossa plataforma de formação à distância – desde que tenha um computador ou tablet e uma ligação à internet, pode participar. Fico à sua espera!

 

Autora: Madalena Lobo, Direcção Geral

0respostas em "Ter um negócio não é nada fácil!"

Deixe sua mensagem

In Brain Company

Esta é a sua plataforma de confiança para cursos online, que lhe permitam progredir em novas competências pessoais e profissionais, usufruindo dos mais avançados conhecimentos de Psicologia e Neurociência. A In Brain Company é uma marca da mais prestigiada clínica privada de Psicologia em Portugal.

In Brain Company: aceleração da sua vida!

Fale connosco

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

SELECIONE O IDIOMA:

English English Portuguese Portuguese